A direção do Sport Clube Borbense já deu o ‘sim’ à Associação de Futebol de Évora em como vai marcar presença na Divisão de Elite do futebol distrital na temporada 2019/20.
A informação foi adiantada à RC pelo presidente do clube azul e branco, Joaquim Trincheiras, que confirmou que foi dada a resposta à Associação dentro do prazo que lhes foi colocado, depois de a autarquia de Borba “ter dado garantias” no que respeita ao apoio financeiro.
Questionado sobre o objetivo para a próxima temporada, o foco para o plantel sénior será a manutenção na Divisão de Elite diz o responsável pelo clube, relembrando que no principal escalão do distrito de Évora há clubes com atletas “semiprofissionais”. Em Borba, por enquanto, não há atletas profissionais e o plantel será feito com “amadorismo puro”, acrescentou.
No que diz respeito aos apoios, questionado por esta estação emissora, Joaquim Trincheiras garante que “todos os anos batemos a muitas portas” como exemplifica com casas comerciais, marcas ou empresas. No entanto o grande financeiro continua a ser o apoio da Autarquia, com quem o clube continua em conversações e propôs que o município que suportasse a inscrição dos atletas na Associação de Futebol de Évora.
Também a esta estação emissora o vice-presidente do município de Borba, Quintino Cordeiro, garante que das conversações com o clube acerca o financiamento está “mais ou menos planificado”, tanto que “estava pendente, ou não, a subida do escalão de seniores e já está garantida”.
O Município já deu “algum aval de que é para avançar”, mas segundo o autarca as negociações continuam as negociações “que estão em bom ritmo” para definir os melhores termos para apoiar o projeto do Sport Clube Borbense”.
A última presença do Sport Clube Borbense no principal escalão do futebol do distrito de Évora remonta à temporada 2015/16, em que os ‘azuis e brancos’ terminaram a época com apenas duas vitórias, sobre o Monte Trigo e o Calipolense. Para além do modesto número de vitórias, o Borbense terminou a temporada com 18 golos marcados e 69 sofridos.