Teve início esta quinta-feira, 27 de outubro, no Jardim do Tarro, em Portalegre, a Cerimónia de Partida para a 30ª. Baja Portalegre 500 que conta com a participação de mais de 440 inscritos que irão percorrer os trilhos deste nosso lindo Alentejo, repleto de aventura e emoções, com objetivos distintos, em cada categoria, pois é nos Autos, Motos e Quads que se centram todas as atenções, pois os títulos nacionais ficam, por isso, à espera da bandeirada final desta Baja para se saber quem são os Campeões Nacionais desta época no todo-o-terreno nacional.
Nas motos, entre António Maio e Sebastian Buhler. Nos quads, entre Arnaldo Martins e Roberto Borrego. Nos autos, entre Nuno Matos e João Ramos.
Como o Campeão da Taça do Mundo já está atribuído a Nasser Al Attiya, os mais importantes pilotos internacionais marcam a sua presença e vão tentar vencer esta exigente prova do Portalegre 500, cujo favorito é o russo Boris Gadasin, ao volante do seu competitivo G Force NL+, entre os restantes pilotos estrangeiros de 3 continentes – Europa, África e América do Sul.
Repleta de simbolismo e emoção, contou com uma moldura de algumas centenas de entusiastas e aficionados do todo-o-terreno, numa amena noite de Outono, em que além das vedetas que são os pilotos e as suas máquinas, com as cores e odores a gasolina e escape, próprios de quem gosta da competição e do todo-o-terreno, houve espaço para comemorar condignamente o aniversário da prova da melhor maneira, homenageando aqueles que a criaram, os que lhe deram forma e continuidade e as vedetas (pilotos) que venceram a 1ª. Maratona (assim chamada há 29 anos):
O malogrado José Megre e Pedro Vilas Boas (Criadores)
Luís Marcão, Manuel Mota e Rui Conchinhas (Colaboradores desde a 1ª. Baja)
Fernando Branco Rodrigues (piloto Auto que participa há 29 anos na Baja e vai partir amanhã para a sua 30ªprova de Portalegre)
Paulo Marques e Marcos Carvalho (pilotos Moto)
António Bayona/José Costa (pilotos Auto)
Belo Costa (Comandante dos Bombeiros)
E numa celebração de aniversário não poderia faltar a música que abrilhantou a noite da confraternização e festa, com interpretação de alguns arranjos musicais a cargo da Trupe da Sociedade Musical Euterpe de Portalegre.
As emoções continuarão daqui a pouco, pelas 8h da manhã com o início do Prólogo, perto de Portalegre, na Herdade das Coutadas. E durante a tarde com a realização do 1º. Sector seletivo SS1, num percurso de 83,15 Km, percorridos entre as cidades de Ponte de Sor e Portalegre.