Ao final desta tarde, decorreu o 5º briefing relativo às operações de resgate a decorrer na pedreira para onde desabou na passada segunda feira, parte da Estrada Municipal 255 que ligava Vila Viçosa a Borba.
José Ribeiro, Comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora diz que o plano de situação anterior se mantém, afirmando – “não queremos criar expetativas sobre desenvolvimentos das operações”, uma vez que serão demoradas.
O Comandante reforça que esta é uma operação “complexa que temos pela frente”.
Ao longo do dia foi efetuada a drenagem a pedreira, com bombas a serem colocadas “de forma faseada. A drenagem será mantida durante o período da noite, e “ao longo de alguns dias”, com “monitorização […] para evitar que haja alguma inundação”. Mais acrescenta a importância da drenagem, para evitar passagem de água de umas pedreiras para outras.
As “buscas no plano de água” com mergulhadores “infelizmente não tiveram sucesso”, e também estas serão mantidas nos próximos dias.
Amanhã, dia 22 de novembro, haverá uma “nova avaliação do perímetro em termos de segurança”.
No terreno estão 62 operacionais apoiados por 32 veículos, número que será reduzido durante o período da noite, garantindo a monitorização das bombas de drenagem, e eventuais deslizamentos de massas.
Amanhã será colocado no plano de água equipamento que permita uma melhor perceção do fundo da água, antes de serem enviados mais mergulhadores.