No âmbito do 6.º aniversário da StartUp Alentejo, decorreu no dia 26 maio, no Fórum Cultural “A Praça”, a 2.ª edição do Business Challenge, evento organizado em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vendas Novas, e que colocou à prova os conhecimentos de alunos do 10.º ao 12.º ano, maioritariamente da área de Economia, procurando contribuir para uma visão mais clara e consciente do mundo empresarial e das futuras opções profissionais destes alunos, introduzindo novos conhecimento através de uma componente prática.
Participaram 54 alunos, divididos em 13 equipas de três a cinco elementos cada, sendo desafiados a concretizar um projeto de negócio a implementar no Concelho na área do turismo sustentável, tendo em consideração diversas variáveis fulcrais para o seu sucesso.
Começaram por desenvolver um guião da ideia de negócio, com a planificação do projeto em áreas tão distintas como os recursos humanos, financiamento, meios tecnológicos, sustentabilidade e plano de marketing. Pelo meio, foram confrontados com perguntas de resposta rápida sobre a história industrial e económica de Vendas Novas e outras de cultura empresarial. Seguiu-se a criação do seu logótipo, elaborado com recurso a meios digitais e, no final, cada equipa fez a apresentação rápida do seu projeto, tendo por base todo o trabalho desenvolvido.
Todas as provas foram analisadas e pontuadas, sendo que a prova final da apresentação e logótipo teve como júri o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, a diretora do Agrupamento de Escolas, Professora Adélia Bentes, a professora Nazaré Conceição e o incubado na StartUP Alentejo Marco Rosário (programador da Hugo Boss).
Conferidas todas as pontuações, foram vencedores desta 2.ª edição do Business Challenge a equipa “Balança mas não cai 10º” (10.º ano), a equipa “Eco Leaders” (11.º ano) e a equipa “Balança mas não cai 12º” (12.º ano). Esta iniciativa resultou do culminar de um trabalho de proximidade entre a StartUP Alentejo e o Agrupamento de Escolas de Vendas Novas que decorreu ao longo do ano letivo, numa parceria que se pretende manter e potenciar no futuro junto do meio escolar local, deixando por fim um agradecimento a esta entidade, nomeadamente às docentes envolvidas.