Estão a ser adotados fora dos pais, cães que estão á guarda do Canil de Évora, designado “Fiel Out of Portugal” é um projeto que visa facilitar a adoção dos animais abandonados na cidade e está a ser dinamizado pelo Serviço Veterinário Municipal.
Com a ajuda de voluntários residentes em Évora e a intermediação de uma cidadã holandesa residente em Estremoz e de um jovem estudante de veterinária na Universidade de Évora, foi possível estabelecer uma ligação entre o canil municipal e as associações protetoras dos animais da Bélgica e Holanda.
O destino inicial dos animais seria a Alemanha, mas por terras germânicas estão a ser adotados animais abandonados na Roménia que devido á crise financeira que se atravessa no pais muitos animais acabam sem um teto.
Na Bélgica e na Holanda, mais do que em Portugal, é praticada um “adoção responsável” onde os animais são tratados, vacinados e esterilizados, fatores que influenciam diretamente o facto de não haver tanta sobrepopulação nem abandono.
O processo de adoção é simples, os animais são dados a conhecer através da internet e as famílias candidatas recebem a visita de um elemento das associações para serem avaliadas as condições para a adoção.