Natural de Vila Viçosa, Carlos Fidalgo acolheu Terena, no concelho de Alandroal, como a sua segunda terra. Por força de um casamento, deixou-se conquistar pela riqueza histórica e patrimonial desta freguesia .
Desde muito novo que este Calipolense se encantou pelo Urban Sketching. Arte antiga, desde os tempos de escola que se apaixonou pelos desenhos de rua.
Carlos Fidalgo apostou nela , mais frequentemente, desde 2018 dando asas à sua criatividade e à sua imaginação.
Apresentou esta tarde, no Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, o seu primeiro livro: Terena em Sketch, uma obra que conta a história de Terena, ilustrada pelos desenhos realizados pelo Autor no âmbito desta modalidade, que privilegia fazer os desenhos “in sito”, ou seja diretamente no local.
Em declarações à Rádio Campanário, o Autor desta obra explica o porquê do seu primeiro livro ser sobre Terena “tenho uma ligação com esta terra de quase 20 anos , conheço bem a riqueza desta terra e aliei a história da freguesia ao desenho.”
Sublinha a magnitude da luz alentejana, os sons e as vivências para o resultado final da obra que hoje apresentou publicamente.
O Autor tem como objetivo , com esta obra “levar Terena ao Mundo e dar a conhecer a riqueza dos seus monumentos riqueza.”
No que diz respeito á escolha do santuário da Boa Nova para a sessão de Apresentação, o autor do livro explica que não foi escolhido ao acaso “este Santuário é muito importante para mim, sou devoto as Senhora da Boa Nova e não fazia sentido fazer a apresentação num outro local” realçando que a própria Romaria da Senhora da Boa Nova também está retratada no seu livro.
Apesar de ser esta a sua primeira obra editada, o Autor já participou em vários projetos no Alentejo, assim como participou no livro “Arriscar o Património”, uma iniciativa da Direção Geral do Património Cultural e a Associação dos Urban Sketchers Portugal e fez a ilustração do primeiro livro infanto-juvenil editado em São Tomé e Princípe.
Para a edição deste livro, Carlos Fidalgo contou com o apoio da ex-Direção Regional de Cultura do Alentejo, do Município de Alandroal e da Junta de Freguesia de Terena.