No passado sábado (12 de maio), o calipolense Francisco Caeiro apresentou em Vila Viçosa a obra «O vento a bailar sobre as searas», no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Viçosa.
Aos microfones da RC presente na sessão, o autor Francisco Caeiro (Joaquim Barreiros), explica que a obra surge como “uma súmula de muitas histórias que fui ouvindo em Vila Viçosa”, visando a sua preservação no tempo.
“Essas histórias (foram) costuradas de forma a fazer um romance”, explica, contando com partes da sua completa autoria.
“É sobretudo para homenagear o Alentejo, Vila Viçosa e as mulheres de Vila Viçosa”
Francisco Caeiro
Questionado se a obra surge como uma crítica social, afirma que “as mulheres eram muito desprezadas e era uma sociedade muito masculina”, mas “acabavam por ter um controlo discreto das situações e eram heroínas um bocadinho na sombra”.
Na sociedade atual em que existe muita violência sobre a mulher, “é bom revisitarmos tudo aquilo que as mulheres sofreram”, defende.
O lucro da venda do livro reverte a favor de uma associação lisboeta de apoio a familiares de crianças autistas.
Manuel Condenado, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, avança que Francisco Caeiro “é o autor calipolense, e com tema relacionados com o concelho, que mais sessões de apresentação de livros teve promovidas pela Câmara Municipal”.
“A Câmara apoia todas as solicitações de autores calipolenses, ou que escrevam obras relacionadas com o nosso concelho”
Manuel Condenado
O autarca afirma que “é gratificante que aconteçam estes momentos culturais”, sendo que o autor esteve em Vila Viçosa pela “6ª vez a apresentar um dos 7 livros que já publicou”.
{gallery}VV_livro_caeiro_19{/gallery}