Cascais é por estes dias palco do World Padel cascais.
Como habitualmente acontece, esta quinta-feira, o dia foi dedicado ao Padel Escolar e nesta vertente a organização conta com a participação do calipolense José Alberto Parraça.
Este ano, este dia foi vivido de uma forma especial por 25 crianças e 6 monitores do Alentejo que tiveram a oportunidade de assistir ao evento e verem os melhores do mundo nesta modalidade, assistindo aos jogos dos oitavos de final da etapa portuguesa do World Padel Tour.
Esta possibilidade surgiu através de três instituições/organizações alentejanas, o IP7 Indoor Padel, ESC-Évora Sports Center e do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo que, em parceria com a Câmara Municipal de Évora e no âmbito do programa “OKupa-te!”.
O programa Okup@-te/ Jogar visa promover a ocupação de tempos livres das crianças em atividades de carácter desportivo, cultural e lúdico, bem como apoiar as famílias eborenses nos períodos de pausas letivas, contribuindo para a conciliação entre a vida familiar e profissional e para uma maior equidade e discriminação positiva das famílias mais vulneráveis financeiramente.
Paulo Sanches, coordenador do Padel Escolar adiantou á RC que “ todas estas provas são fundamentais para divulgar e sensibilizar para a prática da modalidade” acrescentando “através das boas práticas as crianças podem ver os melhores do mundo nesta modalidade, motivando-os para sem praticantes.”
“Este responsável considera ainda que o Padel escolar é fundamental para alargar a base de praticantes em Portugal, mas acima de tudo para dar a conhecer a modalidade aos mais novos” acrescentou.
Num evento que reúne os melhores do mundo nesta modalidade, Ricardo da Silva Oliveira, Presidente da federação portuguesa de Padel, em declarações à Rádio campanário destacou “a importância do Padel escolar que é uma bandeira da federação portuguesa e permanece o objetivo de inverter a pirâmide do Padel em Portugal porque estas crianças são o futuro do Pádel.”
“Alguns destes miúdos tomam contacto com a modalidade, levam a família a tomar também esse contacto, começam depois a praticar a modalidade o que permite desenvolver a modalidade” acrescentou ainda o responsável pela Federação.
O Padel em Portugal aparece em 2001 vindo de Espanha, mas sem que a modalidade tenha conseguido grande desenvolvimento nos primeiros anos.
O World Padel Tour, o maior circuito mundial de padel, está de regresso a Cascais, Dois anos depois da terceira edição, o World Padel Tour volta a ocupar os jardins do Casino Estoril. O torneio termina a 5 de setembro.
José Parraça/Ana Rocha