O arquiteto calipolense Nuno Portas, de 83 anos, cujo trabalho marcou a arquitetura e o urbanismo português e internacional, vai ser homenageado pela Ordem dos Arquitetos na próxima segunda-feira, em Lisboa, no âmbito do Dia Nacional do Arquiteto.
Esta distinção será entregue no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a partir das 18h30, e estarão presentes o presidente da Ordem, José Manuel Pedreirinho, do arquiteto Jorge Figueira e do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.
Na nota agora divulgada pela Ordem, o trabalho de Nuno Portas é mencionado num texto de Manuel Fernandes de Sá, que sublinha o “saber e curiosidade intelectual” do homenageado.
“Esta curiosidade, aliada a um certo sentido de aventura, levaram-no da crítica da arquitetura e do cinema à história e teoria da arquitetura, do urbanismo e da cidade; do exercício projetual à prática do planeamento; do centro histórico à cidade explodida; da consciência social à intervenção política; de Lisboa a Madrid; do Porto a Milão; de Paris ao Rio de Janeiro; de Cabo Verde ao Japão; de Bruxelas ao Vale do Ave”, sublinha.