O calipolense Luís Azeitona sagrou-se no início do mês de Dezembro, nos dias 2 e 3, campeão nacional de Ensino no Grau Elementar da Taça de Portugal de Ensino, que decorreu nas instalações do Centro Equestre Internacional de Alfeizerão.
Em declarações à RC, Luís Azeitona refere que a competição é composta por 5 jornadas realizadas ao longo do ano, em que o calipolense ficou sempre em primeiro lugar, atingindo “os mínimos” para se qualificar para a final, que acabou por vencer.
O calipolense disputou a final com o cavalo Hipparion tendo terminado a prova com a pontuação de 497,461, superando a pontuação de Alexandra Gouveia, segunda classificada com o cavalo Herdeiro (460,561 pts).
Hipparion, o cavalo vencedor, tem 5 anos de idade (daí competir no Grau Elementar) e é caraterizado pelo cavaleiro como “muito direcionado para a modalidade”, referindo que “tem muita capacidade atlética e uma boa qualidade de andamentos”, o pretendido na modalidade.
O calipolense competiu também na categoria Complementar com Fazenda, competição em que saiu medalhado com Prata (474,177 pts), superado apenas por Vasco Mira Godinho com Furriel dos Cedros (484,436 pts).
“Foi muito renhido”, declarou Luís Azeitona quando questionado sobre esta prova, acrescentando que “na final ocorreram alguns problemas técnicos durante a execução das provas”.
Com um meritório segundo lugar, Luís Azeitona analisa Fazenda, “uma égua da coudelaria de Vila Viçosa” ensinada pelo próprio e atualmente com 7 anos, como “uma égua muito boa e tem boa qualidade nos andamentos”, destacando-se “no galope”.
Em análise à sua prestação na globalidade da prova, Luís Azeitona declara que “foi bastante positiva”, referindo que conseguiu “manter uma boa evolução durante a época” excetuando o segundo lugar na categoria Complementar.