O calipolense Tiago Salgueiro venceu o XXI Certame Literário Hispano-Luso José António de Saravia (edição de 2021).
Esta iniciativa é organizada pelo Ayuntamiento de Villanueva del Fresno (Badajoz) e contou este ano com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Viçosa.
Os prémios foram apresentados ontem, numa cerimónia pública que decorreu on-line devido à pandemia e que teve início às 21 horas.
De referir que a Câmara Municipal de Vila Viçosa colaborou com o município espanhol de Villanueva del Fresno no sentido de participar na organização do Certame Literário Luso-Espanhol José Antonio de Saravia, inerente à edição de 2021.
O Certame Literário Luso-Espanhol José Antonio de Saravia, que em 2021 realizou a sua vigésima primeira edição, o que permite situá-lo num patamar cimeiro no rol de eventos culturais mais importantes do espaço transfronteiriço.
Este Certame, segunda indicou a autarquia calipolense, teve como propósito prestar um preito de gratidão à memória de José Antonio de Saravia (1790-1871), militar espanhol nascido em Villanueva del Fresno, no ano em que se assinalam os duzentos e trinta anos do seu nascimento, que com uma existência atribulada foi em 1815 para Portugal, a fim de refazer a sua vida, tratando-se de uma figura importante das duas pátrias.
Além disso, refere ainda a mesma publicação, sobreleva o seu carácter transfronteiriço, que, aliás, faz parte da sua essência. Tendo por finalidades, estatutariamente definidas, a apresentação de acontecimentos e de relações históricas situados no aro de ambos os lados do traçado da fronteira e a recuperação de valores culturais e antropológicos desta zona, bem como a glorificação da Língua de Camões e da Castelhana, já se adivinha bem o espírito que enforma semelhante iniciativa. Enfim, o projeto aponta-nos uma via lúcida que se traduz numa iniciativa conjunta duplamente benéfica para a cultura das duas pátrias.