A Delegação de Vila Viçosa da Cruz Vermelha Portuguesa tem instalados no concelho, onze contentores, seis em Vila Viçosa, dois em Bencatel, dois S. Romão e um em Pardais, para a recolha de roupa, calçado, brinquedos e livros, um projeto em parceria com a empresa Ultriplo, sendo que a própria Ultriplo faz a recolha, triagem e higienização do material, ficando depois armazenado para distribuição, por parte da Cruz Vermelha para apoio a causas humanitárias de âmbito nacional ou internacional e às suas delegações.
Em declarações à Rádio Campanário, Eduardo Almeida, Presidente da Delegação de Vila Viçosa da Cruz Vermelha Portuguesa, explica que este projeto “se insere no timbre da Cruz Vermelha, de índole social, que recebe tudo o que é donativo e perante as informações que chegavam, a sede nacional arranjou uma empresa que trata da recolha a nível do país”.
Questionado sobre o estado dos bens recolhidos, Eduardo Almeida, refere que existe roupa boa, má, razoável, o que interessa é o significado da doação, porque a empresa que trabalha com a Cruz Vermelha faz a reciclagem de toda a roupa de uma forma gratuita”.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/almeida%20contentores3abril2014.MP3{/play}
A população deverá colocar a roupa, sapatos, brinquedos ou livros em sacos devidamente fechados nos contentores instalados no concelho de Vila Viçosa, ao longo da semana, sendo a recolha efetuada todas as quintas-feiras.