60 caloiros da Escola Superior de Enfermagem de Évora vão pintar parte do muro que envolve o campus hospitalar de Évora, no âmbito da primeira Praxe Solidária em Benefício do Hospital de Évora, na tarde desta quarta-feira (26 de setembro).
David Prazeres, presidente da direção da Liga dos Amigos do HESE (Hospital do Espírito Santo de Évora) que faz voluntariado em saúde na unidade hospitalar, explica à RC que “é uma praxe simbólica” e representativa do “envolvimento da comunidade com as suas instituições”.
“60 novos alunos vão renovar a pintura do muro do campus hospitalar”
A iniciativa partiu de um aluno finalista do curso de enfermagem e membro da Comissão de Praxes, “que já tinha passado pela experiência do voluntariado” numa das equipas da Liga, e que lhes apresentou a ideia.
As despesas foram assumidas pela Liga dos Amigos do HESE, tendo contacto com a cedência de “alguns materiais de proteção” por parte do hospital.
O dirigente aponta que, contrariamente a outras praxes, muitas vezes considerados “degradantes”, esta é “construtiva e tem um efeito que é simbólico do envolvimento da partilha da comunidade com as suas instituições”, nomeadamente destes alunos que pretendem dedicar a sua vida e carreira profissional “a cuidar dos outros”.
“Comparando com praxes que normalmente são mais degradantes […] esta é construtiva”
Desta forma, mostra-se curioso pela reação destes novos alunos que “vão pôr mãos à obra”, aponta, considerando que pretendem dedicar a sua vida e carreira profissional “a cuidar dos outros”.