A Câmara Municipal de Alandroal anunciou, esta quinta-feira, que aprovou os preços dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos urbanos a praticar em 2021.
Em comunicado, a autarquia começa por explicar que “por força do endividamento e de compromissos com fundos comunitários, o município não é livre de estabelecer os preços ou reduções que entender para o serviço de águas e está obrigado a praticar os preços recomendados pela ERSAR e a ter taxas de cobertura dos serviços de pelo menos 90%”.
“Estas taxas de cobertura eram muito baixas no início do mandato (por exemplo, 30% nos resíduos urbanos) e graças ao investimento realizado e ao esforço de otimização dos recursos têm vindo a subir. Reflexo disso, a taxa de cobertura nos resíduos urbanos subiu para 110%, o que permite, para 2021, compensar os munícipes com uma redução deste preço em 10% na tarifa fixa e entre 20% e 31% na tarifa variável”, refere.
Esta redução seria ainda maior se não tivesse sido aprovada, pela Agência Portuguesa do Ambiente, para o próximo ano o aumento significativo da TGR (Taxa de Gestão de Resíduos). A redução das tarifas de resíduos urbanos permitirá compensar esse agravamento, e ainda uma redução efetiva nos custos na faturação dos clientes, nesse serviço.
Como a fatura que os munícipes recebem em casa reflete os preços dos três serviços (água, saneamento e resíduos urbanos) e os dois primeiros não se alteram, o valor global a pagar por mês sofre uma redução em relação a 2020.
O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, afirma que “o município espera poder manter esta trajetória de descida progressiva do preço a pagar e está já a preparar novas medidas que contribuam para isso. Em preparação está a disponibilização aos munícipes da possibilidade de receberem a sua fatura por via eletrónica. Uma vez que os custos com o correio físico são elevados, esta medida, além de ambientalmente ajustada, pode ter reflexos nos preços a pagar. Quanto mais pessoas aderirem à fatura eletrónica, maior será o benefício para todos”.