A Câmara Municipal de Aljustrel deu, mais uma vez, início ao seu Plano Escolar de Educação Ambiental e Proteção Civil e as atividades, dirigidas aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, começaram hoje, segunda-feira, dia 27.
Em destaque, até ao final de fevereiro, nas diversas escolas do concelho, vai estar o projeto “Menos Resíduos”, que tem como objetivo a sensibilização para a importância da redução, mas que pretende também alertar para a necessidade de reciclar, tendo em vista a gestão eficaz dos recursos naturais. Assim, os alunos do pré-escolar vão poder participar na ação “Caminhos dos Resíduos – Aprender a Reciclar” e na sessão, para além dos esclarecimentos sobre a separação seletiva, onde serão dados a conhecer os equipamentos de deposição de resíduos, será desenvolvido um jogo que pretende ilustrar, de uma forma prática e divertida, como se deve reciclar.
Já aos alunos do 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo pretende-se dar a conhecer, através da ação “Caminho dos Resíduos – Conhecer os 3R’s”, o circuito dos mesmos, sensibilizando para a importância de “reduzir, reutilizar e reciclar”. A atividade contará com um jogo, mas também com a construção de um porta lápis ou outro objeto a partir de um rolo de papel higiénico. No final, será feita a separação dos vários tipos de resíduos e colocados no ecoponto. Para os alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo está agendada a ação “Caminho dos Resíduos – Conhecer os 5R’s”, e, aqui, já se mostrará a importância de “repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar”. Este primeiro projeto, que durará até ao final de fevereiro, só terminará, no entanto, com a ação “Valorizar para cultivar”, que sensibiliza as crianças para o tema da compostagem, ensinando-as de uma forma divertida.
O Plano Escolar de Educação Ambiental e Proteção Civil é dinamizado pelos serviços municipais de Ambiente e Proteção Civil e pretende sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação do ambiente e sustentabilidade ambiental, assim como demonstrar o papel de cada um como agente de proteção civil. E, até ao final do ano letivo, serão ainda promovidos os projetos “Eco-Floresta”, “Poupar para o Planeta Salvar” e “A Nossa Energia”.