A Câmara Municipal vai lançar um concurso para a criação de uma escultura destinada a homenagear D. João I, rei de Portugal e Mestre de Avis.
De acordo com o comunicado do Município, esta iniciativa visa promover a criação de uma obra de arte escultórica pública “com 3 metros de altura, de carácter simbólico, que evoque a memória histórica de D. João I, «contextualizada no presente, olhando para o futuro, numa visão atual, contemporânea e integradora da sociedade atual», a instalar num espaço emblemático do Centro Histórico de Avis: o Passeio do Mestre D. João I”.
O concurso é aberto a todos os artistas plásticos nacionais, que podem apresentar “um projeto original, adequado à instalação num espaço de acesso público, com condições de resistência, durabilidade e segurança apropriadas”.
Segundo a autarquia, todos os trabalhos que respeitarem as normas do concurso integrarão uma exposição pública onde se manterá o anonimato dos autores. Posteriormente será feita a avaliação final por parte do júri.
O artista vencedor receberá um prémio no valor de 2.5 mil euros, valor que inclui o acompanhamento na execução da obra, caso não seja o próprio a executá-la, e a implantação da obra no local.
O prazo para apresentação das candidaturas a concurso decorre de 31 de julho a 21 de dezembro.
Calendário do Concurso:
a) Prazo final para apresentação das candidaturas a concurso: 21 de dezembro de 2020
b) Prazo para admissão e exclusão dos trabalhos: 18 de janeiro de 2021
c) Prazo para votação da população: 22 de fevereiro de 2021
d) Prazo para exposição dos trabalhos e o local onde a mesma decorrerá: de 25 de janeiro a 22 de fevereiro de 2021
e) Prazo final para divulgação dos resultados do concurso: 15 de março de 2021
f) Prazo para levantamento das obras a concurso não selecionadas: 15 de abril de 2021
Pode consultar o regulamento no site do Município de Avis.