A Câmara Municipal de Borba divulgou que o Serviço de Ação Social irá desenvolver um Programa de Prevenção e Intervenção nos Comportamentos de Risco.
Segundo o comunicado da autarquia enviado à Rádio Campanário, este projeto será composto por três fases e prevê a constituição de um Grupo de Prevenção e Intervenção nos Comportamentos de Risco e a definição de instrumentos necessários à elaboração de um Diagnóstico Concelhio sobre Comportamentos de Risco.
Numa segunda fase serão dinamizadas diversas sessões de capacitação para os agentes locais (entidades e organizações), para as famílias sinalizadas, e para crianças e jovens. Serão também dinamizadas campanhas de sensibilização para a comunidade sobre as temáticas abordadas ao longo do Projeto. Nesta segunda fase será também aplicado o instrumento de recolha de dados, para posterior elaboração do Diagnóstico Concelhio sobre Comportamentos de Risco.
Numa terceira fase, está previsto o encaminhamento de jovens e adultos sinalizados no decorrer do Projeto para atendimento no CRI, bem como a análise dos dados recolhidos e finalização do Diagnóstico Concelhio sobre Comportamentos de Risco. Pretende-se, ainda, proceder à elaboração de uma proposta de intervenção comunitária.