11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Câmara de Estremoz assinou protocolo com REFER para fazer levantamento da linha férrea até Vila Viçosa. “Somos uma câmara dinâmica”, diz Luís Mourinha (c/som)

O troço da Linha de Évora entre Évora e Estremoz que incluía um dos trechos mais bonitos de toda a rede ferroviária portuguesa, atravessando uma grande área florestal de sobreiros foi encerrado ao tráfego de passageiros em 1 janeiro de 1990. Mas a linha não foi desativada e, ao contrário de outras linhas na região (ex. Ramal de Portalegre), manteve as condições de operacionalidade em toda a sua extensão, sendo que nas últimas duas décadas foi sendo, esporadicamente, utilizada para o tráfego de mercadorias. Esta linha continuou, por isso, a figurar oficialmente no mapa da rede ferroviária portuguesa até 2011.

Volvido esse tempo é altura de dar vida a esse troço com a Câmara Municipal de Estremoz a estabelecer um protocolo com a REFER no sentido de fazer o levantamento da linha férrea.

À Rádio Campanário Luís Mourinha conta que foi feito “um protocolo com a REFER para fazermos o levantamento da linha de caminhode ferro até Vila Viçosa porque Vila Viçosa não quis entrar no processo, ou porque não tinha meios, e nós é que vamos levantar a linha até Vila Viçosa”.

O presidente da Câmara Municipal de Estremoz diz, “estamos neste momento a propor-nos ampliar o protocolo para fazer o levantamento de Évora até Sousel, o que significa que somos uma câmara dinâmica com poucos meios, a nossa sorte foi termos saído da Águas de Portugal porque senão neste momento tínhamos que estar a pagar um milhão de euros por ano e é esse milhão que nos faz mexer”.

{play}http://radiocampanario.com/sons/Mourinha%20REFER9dez14.mp3{/play}

Populares