12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Câmara de Évora aprova voto de felicitação à Real Irmandade de NSA SRA da Saúde de Évora!

Celebrou-se no passado dia 3 de Julho a Procissão e Festas de Nossa Senhora da Saúde, com saída da Igreja de Santo Antão, constituindo-se num enorme cortejo popular que, para além de ter adornado a Igreja de Santo Antão de uma forma extraordinária, percorreu vários pontos do Centro Histórico, constituindo-se por isso como também um elemento importante para criação de uma mais ampla estratégia de turismo religioso municipal, que pode, e deve, ser ecuménica.

Assim, a Câmara Municipal de Évora, sob proposta apresentada pelos Vereadores do PSD, aprovou por unanimidade,  na última reunião do executivo, um voto de felicitação à Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde de Évora pela realização das Festas e Procissão de Nossa Senhora da Saúde.

De acordo com a nota d eimprensa enviada à nossa redação, o PSD refere , Nossa Senhora da Saúde é uma das invocações Marianas atribuídas à Virgem Maria, sendo, sob essa designação, particularmente cultuada em Portugal a partir dos finais do Séc. XVI, sendo-lhe atribuída a intervenção milagrosa que levou ao fim de vários surtos de peste ocorridos em Portugal.  O Exército assumiu a Virgem como Padroeira da Artilharia e os comerciantes como Padroeira do comércio.

Em todos os primeiros Domingos de Julho, desde 1816, passou a desfilar pelas ruas de Évora uma verdadeira parada militar com Nossa Senhora da Saúde aos ombros. A festa popular e religiosa viria a ser interrompida com a queda da Monarquia no ano de 1910, retomada em 1937 e interrompida novamente em 1974 até 2018, ano em que novamente um conjunto de jovens Eborenses voltou a promover a Procissão e Festas.

Após dois anos depois de uma forçada interrupção pela Pandemia, este iniciativa tão querida dos Eborenses voltou a realizar-se, envolvendo centenas de pessoas e a participação de várias instituições civis e religiosas, como seja a Irmandade de Nosso Senhor Jesus dos Passos de Évora, a Irmandade de Nossa Senhora das Dores de Évora, a Confraria do Senhor Jesus dos Aflitos de Évora, a Real Guarda de Honra da Casa Real Portuguesa, a Comunidade Ucraniana Católica da nossa Diocese, a GNR, a PSP e o Exército, entre outras. Presidiu à Eucaristia e Procissão D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora.

Considerando que esta iniciativa, para além de religiosa também se constitui num elemento identitário e cultural da cidade e dos Eborenses, e que contribui para dinamização social, os Vereadores do PSD eleitos pela Coligação Mudar com Confiança propuseram assim este voto de Felicitação à Real Irmandade de Nossa Senhora que promoveu a realização desta iniciativa e, assim, a memória histórica da cidade e que acabou por ser aprovado por unanimidade.

Populares