As Opções do Plano e o Orçamento Municipal para 2018 do Município de Évora mereceram aprovação pelo Executivo camarário, com quatro votos favoráveis (CDU), duas abstenções (PS) e um voto contra (PSD).
O Orçamento Municipal é de 57 milhões e meio de euros, refletindo o trabalho de saneamento financeiro e convergência orçamental com a realidade que tem vindo a ser prosseguida ao longo dos últimos anos.
O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, explicou que estas Opções têm como base o programa que a CDU apresentou, mas que incluem contributos feitos pelos eleitos das forças políticas na oposição. Informou também que o tema geral escolhido para 2018 é a Paz, em virtude da comemoração dos100 anos do Armistício.
Referiu algumas condicionantes e aspectos positivos do Plano, destacando igualmente os principais objectivos do trabalho a concretizar em 2018 nas diversas áreas camarárias. A abertura de concursos destinados a postos de trabalho a por tempo indeterminado é um dos propósitos em vista para o novo ano de forma a regularizar situações e repor quadros em falta, anunciou o autarca, agora que, tanto as finanças locais como o Orçamento de Estado abrem essa possibilidade. Destacou ainda os vários investimentos a realizar nas escolas, em equipamentos municipais, espaço público e outras áreas, identificados no âmbito da gestão participada com intervenção de trabalhadores, dirigentes, forças políticas, freguesias, movimento associativo e população em geral.