Foram aprovadas em Reunião Ordinária de Câmara, a 30 de novembro, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2023, no valor de 9.485.762,00€.
De acordo com uma nota divulgada pela Autarquia, os documentos previsionais agora aprovados, que serão entretanto remetidos à aprovação da Assembleia Municipal, mantêm em destaque os cinco pilares estratégicos incluídos no programa eleitoral sufragado pela população do concelho nas últimas eleições autárquicas: saúde, educação, ação social, investimento e turismo.
Os principais aspetos constantes no Orçamento Municipal para o próximo ano preveem a continuidade do projeto da Oficina da Criança; a construção do Parque para Camiões com localização na Zona Industrial; a criação do Núcleo Empresarial de Mora (NEMO); a construção do canil municipal e de um Parque Radical; o investimento na atividade turística do Concelho, muito em torno da Estrada Nacional 2 e do Vinho da Talha; o apoio a iniciativas privadas direcionadas para o desenvolvimento hoteleiro; a aposta na telegestão dos sistemas de tratamento de água; a continuação da aposta na prevenção e segurança rodoviária, nomeadamente na Avenida do Fluviário.
De forma a dar resposta às necessidades de todos, para elaboração das Opções do Plano e do Orçamento Municipal para 2023 foram ouvidos a CDU, partido com representação nos Órgãos Autárquicos, a população do Concelho de Mora e os trabalhadores da autarquia.
Este Orçamento constitui a base de trabalho do atual executivo e é a prova do compromisso assumido perante as promessas eleitorais feitas em 2021 e que serão mantidas até 2025.