A Câmara Municipal de Portalegre vai investir cerca de 325 mil euros em obras de reabilitação e recuperação de habitações e lojas propriedade do município no Bairro do Atalaião.
O auto de consignação para a III fase da empreitada de “reabilitação e recuperação de edifícios/frações, propriedade do Município”, no Bairro do Atalaião foi assinado esta sexta-feira, dia 2 de outubro, entre a presidente da autarquia, Adelaide Teixeira, e a empresa Índice R – Engenharia e Construção, Lda.
Segundo a informação disponibilizada pela edilidade, a empreitada no Bairro do Atalaião incidirá “sobre o interior das habitações e lojas propriedade da autarquia, bem como na reabilitação de espaços comuns, coberturas e fachadas dos prédios com frações propriedade do município. Serão também substituídas as redes de abastecimento de água e as redes de drenagem das águas residuais domésticas, tendo sempre como objetivo a melhoria das condições de conforto e segurança dos habitantes”.
Os espaços comerciais que serão reabilitados destinam-se posteriormente para uso das associações do concelho, como sedes sociais, sendo importante ressalvar que a Loja Social do Município vai ficar também instalada nestes espaços.
A intervenção enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Portalegre, mais concretamente no Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas, sendo cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Alentejo 2020-PORA.
Esta empreitada, que será feita ao abrigo da candidatura PEDU – PAICD 07, terá o valor de € 322.490,00 (a que acresce IVA à taxa legal em vigor) e um prazo de execução de 180 dias.