A Câmara Municipal de Sines inicia hoje, dia 13 de fevereiro, a terceira campanha de distribuição de máscaras nos domicílios do concelho, como medida preventiva da propagação da Covid-19.
Segundo a autarquia serão entregues cinco máscaras cirúrgicas descartáveis e duas máscaras comunitárias têxteis por cada domicílio, com o objetivo de reforçar as medidas de prevenção.
As máscaras cirúrgicas descartáveis, de Tipo 1 Nível 2, têm aprovação CITEVE e INFARMED e apresentam uma capacidade de filtragem de 98%, de acordo com o fabricante.
São recomendadas para uso em situações que requeiram um maior nível de proteção, nomeadamente em espaços fechados e onde não seja possível manter o distanciamento físico de pelo menos 2 metros.
As máscaras comunitárias têxteis, de Nível 3, certificadas para 25 lavagens em uso geral, estão aprovadas pelo CITEVE e devem ser usadas, preferencialmente, em locais arejados e em que seja possível manter o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde.
“Para que produzam a devida proteção, do utilizador e de quem o rodeia, as máscaras devem estar bem ajustadas ao rosto, com o nariz, a boca e o queixo totalmente cobertos. As máscaras nunca devem ser retiradas para falar, pois é quando se tornam mais necessárias,” frisa em comunicado o Município.