A Câmara Municipal de Viana do Alentejo anunciou ontem, dia 7 de janeiro, ter encerrado os serviços de atendimento ao público, como a RC noticiou, e hoje propõe suspender as aulas presenciais e cancelar as comemorações do feriado municipal, devido ao aumento de casos de covid-19.
“Devido ao aumento do número de casos positivos de covid-19 no concelho, o município de Viana do Alentejo voltou a encerrar os serviços de atendimento ao público”, desde hoje, revelou a autarquia, em comunicado.
Numa nota publicada hoje na página do município na rede social Facebook, a câmara revelou ter proposto ao Ministério da Educação “a suspensão das aulas presenciais, pelo período de duas semanas, para, pelo menos, os alunos do 3.º ciclo e secundário do Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo (AEVA)”.
“Esta proposta já seguiu hoje para o secretário de Estado da Educação”, com conhecimento da Direção do AEVA e da Delegação do Alentejo da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (Dgeste), revelou a autarquia.
A sugestão desta medida partiu da reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, realizada na quarta-feira, através de videoconferência, para abordar os principais constrangimentos relacionados com os surtos de covid-19 no concelho.
Segundo a câmara, foram também canceladas as comemorações da Restauração do Concelho, que se assinala no dia 13, feriado municipal, com o objetivo de “conter a pandemia e minimizar os seus efeitos”.
“Mantém-se apenas a cerimónia de entrega das Medalhas de Honra do município”, que vai ser transmitida em direto, na página da autarquia no Facebook, no dia 13, ressalvou.
O Concelho de Viana do Alentejo regista, ao dia de hoje, 178 casos ativos de Covid-19 e 18 óbitos.