A Câmara Municipal de Vila Viçosa encontra-se atualmente a desenvolver “uma aposta muito séria” no que diz respeito ao “melhoramento da iluminação pública”, disse o Presidente do Município, Manuel Condenado, em declarações à Campanário.
O autarca calipolense confirmou a esta estação que o município está “a substituir algumas luminárias por uma nova geração de luminárias, os chamados LED’s”, já visíveis em algumas artérias do centro histórico, e “vamos prosseguir, este ano, num projeto no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), para substituição de alguns milhares de luminárias, por forma a melhorar a iluminação pública”.
“Vamos prosseguir, este ano, num projeto no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), para substituição de alguns milhares de luminárias, por forma a melhorar a iluminação pública”
Manuel Condenado
Algo que permitirá, “por outro lado, proporcionar alguma poupança, porque o consumo neste tipo de lâmpadas é muito menor”. Assim, e “tendo em conta que a câmara acabou por aderir ao projeto da CIMAC, acabámos por não levar por diante o acordo com a EDP”.
Como a Campanário noticiou antes, os 14 municípios integrantes da CIMAC, colocaram em marcha ao longo de 5 anos, um projeto de ‘Eficiência Energética na Iluminação Pública no Alentejo Central’, inserido na Estratégia de Eficiência Energética Alentejo Central (EEEF), que prevê a substituição de lâmpadas antigas por lâmpadas LED. O projeto carece da participação de todos os municípios da sub-região e prevê uma poupança de cerca de 33 milhões de euros, em 12 anos.