A Igreja da Lapa é um dos mais emblemáticos edifícios religiosos situados na “princesa do Alentejo”.
Construída no reinado de D.José I, em 1756, hámuitos anos que apresenta problemas estruturais ao nível d sua cobertura.
O Município de Vila Viçosa, consciente da importância da preservação deste património histórico, formalizou em 2023, com a Irmandadde da Lapa, entidade gestora da Igreja e do espaço envolvente, um protocolo de colaboração através da realização do levantamento topográfico, essencial para a apresentação de uma futura candidatura a Fundos comunitários para a sua reabilitação.
No entanto, recentemente, e devido ao mau tempo, a estrutura provisória de proteção da zona do altar-mor, foi removida pela força do vento, obrigando a uma intervenção imediata por forma a proteger a entrada da água da chuva.
A Autarquia calipolense assegurou assim a colocação de uma nova proteção provisória mais resistente.
O Município de Vila Viçosa garante estar empenhado em encontrar uma solução definitiva , ainda que de modo faseado, que permita num primeiro momento a reparação da cobertura que se encontra em avançado estado de degradação.
Esta colaboração do Municipio na preservação e salvaguarda do Património Edificado, reveste-se de especial importância, tendo em conta a candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da Unesco.
Foto: Município de Vila Viçosa