A Câmara Municipal de Elvas, procedeu na passada quinta-feira, 5 de janeiro, pelas 12 horas, no salão nobre, do município elvense a nove Votos de Louvor, entre entidades e particulares.
Numa cerimónia simples mas revestida de grande significado para todos os homenageados, o autarca elvense numa breve alocução durante a cerimónia disse, que a “intenção da entrega destes votos de louvor visam essencialmente o agradecimento, por o desempenho das funções dos homenageados bem, como dar-lhe um voto de estimulo e confiança para que mantenham sempre esta atitude, a homenagem ás varias corporações do distrito de Portalegre nomeadamente, Elvas, Campo Maior, Arronches, Monforte, está adjacente o agradecimento no desempenho que estas corporações tiveram no combate ao violento incêndio que deflagrou a 6 de Agosto na parte urbana da cidade de Elvas no Convento de São Paulo. O autarca salientou ainda que “as medalhas ao peito nunca são de quem as propõe mas sim de quem as recebe”.
Foram ainda homenageados Luís Silveirinha (industrial) da empresa “Ameixas de Elvas” por se ter distinguido a nível internacional levando o nome de Elvas além-fronteiras.
Na mesma cerimónia foram também distinguidas duas jovens atletas Inês Renga (nadadora) Margarida Raimundo (atleta) e o o treinador Marco Galego (treinador de basquetebol) pelos bons resultados em provas quer nacionais e internacionais.
No final da cerimónia alguns dos homenageados deixaram também uma palavra de agradecimento à Câmara municipal de Elvas pela iniciativa.
O para o comandante dos bombeiros voluntários de Campo Maior diz, “um agradecimento fica sempre bem” e enaltece a iniciativa da Câmara Municipal.
Para o comandante dos bombeiros voluntários de Elvas, o gesto da câmara municipal é um reconhecimento pelo trabalho da corporação não só em Elvas mas em todo o distrito de Portalegre e acima de tudo pelo combate ao incendo “complicado e difícil” de combater na zona histórica da cidade no convento de São Paulo. O comandante salienta ainda que “as grandes dificuldades de combate e a carência de alguns meios para combate a este tipo de incêndio, nomeadamente um veiculo urbano de combate a incêndios. salientando que de modo algum, esta carência teria sido uma condicionante neste combate.
O comandante dos bombeiros de Portalegre diz que é de todo conveniente, que se façam este tipo de louvores, também por parte das câmaras e espera que com este tipo de iniciativa por parte desta câmara outras também o possam vir a fazer.
Para o comandante de Arronches, diz ser sempre uma honra receber um voto de louvor deste tipo, é um reconhecimento pelo nosso trabalho, salientado que é também um reconhecimento ao combate a um incêndio “complicado e difícil de combater os bombeiros estiveram à altura da resolução do mesmo com eficácia.
Já para o empresário distinguido, diz que o honrou tanto este voto de louvou como outros já recebidos a nível internacional, e que em “Elvas tem poucos empresários mas bons”, salientando ainda que são mais conhecidas as ameixas de Elvas que muitos políticos da nossa praça.