A Câmara Municipal de Évora deliberou na passada quarta-feira, em reunião do executivo, atribuir a Medalha de Ouro da Cidade a Abílio Fernandes, personalidade de referência na história da Política em Portugal e além fronteiras.
Abílio Fernandes foi o 1º presidente da Câmara Municipal de Évora eleito democraticamente. Desempenhou as suas funções com zelo e dedicação à cidade , um mérito que lhe é reconhecido por todos os elementos do executivo, um consenso que justifica a aprovação por unanimidade da proposta apresentada pelos eleitos da CDU.
O seu trabalho foi exemplo nacional e internacional com a conquista do título de Évora Património da Humanidade, classificação atribuída pela Unesco, 1986. Destacou-se ainda com o facto de ser pioneiro na elaboração e aprovação do primeiro Plano Diretor Municipal (PDM), em Portugal, com força de lei.
Abílio Fernandes esteve 25 anos à frente do município eborense. Foi eleito presidente da Câmara Municipal de Évora, nos mandatos entre 1977 e 2001, nas listas da FEPU, como militante do PCP. De 2005 a 2007, foi deputado comunista à Assembleia da República pelo circulo de Évora. Em 2007, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e em outubro de 2021 foi-lhe atribuído o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora.
Nascido em Moçambique, Abílio fernandes apaixonou-se por Évora e o seu papel enquanto Presidente da Câmara e enquanto cidadão foi decisivo para o seu desenvolvimento. É o reconhecimento deste exemplar trabalho que é agora reconhecido através desta medalha.
Foto: @UniversidadedeÉvora