Está já em curso a obra de remoção total do amianto existente na cobertura da Escola EB 2,3/s de Mora.
Esta intervenção decorre no âmbito do acordo de colaboração estabelecido entre o Governo e as autarquias locais, no qual a Câmara Municipal de Mora assumiu a responsabilidade da obra em prol do bem estar da comunidade escolar local, mesmo não se enquadrando nas suas competências, conforme avançado pelo município.
O referido acordo abrange 578 edifícios escolares da rede pública, cuja alçada é da responsabilidade do Estado. Apesar da despesa desta intervenção ser suportada por fundos comunitários, é a Câmara Municipal de Mora que assume a elaboração dos projectos, o respectivo procedimento concursal, a fiscalização da mesma e o pagamento ao empreiteiro.
É do conhecimento de todos o perigo que o amianto representa para a saúde pública. A sua utilização está proibida desde 2005. No entanto, é de realçar que até à data os poucos investimentos que o Governo destinou à manutenção dos parques escolares, não permitiram de todo que quem de direito efectivasse a remoção deste material prejudicial. Sendo por isso necessário e importante que a Câmara Municipal intervenha no sentido de garantir a resolução definitiva deste problema.
Considera a Câmara Municipal de Mora que esta intervenção permitirá optimizar o edifício e criar melhores condições para a prática pedagógica, transmitindo uma maior tranquilidade e segurança à comunidade escolar, relativamente à saúde e bem estar geral de todos.
Foto: CM Mora