O Executivo da Câmara Municipal de Vila Viçosa reuniu extraordinariamente, hoje, dia 21 de outubro de 2020, tendo como principal objetivo efetuar a análise à situação epidemiológica do concelho.
De acordo com o Município “mantém-se a preocupação da Câmara Municipal relativamente à evolução da situação atual, registando se, tendo em conta a última informação prestada à autarquia, através da Saúde Pública, 62 casos de infeção pelo Covid19, no concelho de Vila Viçosa, dos quais 3 estão recuperados, havendo 59 casos ativos. “
A Câmara Municipal de Vila Viçosa continua a acompanhar de perto a evolução da situação epidemiológica do concelho tendo disponibilizado meios humanos e materiais, em parceria com outras entidades, para dotar o antigo Centro de Saúde com equipamentos e condições de acolhimento à população, no âmbito do combate à pandemia.
A Câmara Municipal decidiu, também, adquirir 1.000 testes para efetuar gratuitamente aos trabalhadores da autarquia e à população do concelho.
O Executivo Municipal avaliou os horários de funcionamento dos estabelecimentos de comércio, serviços e restauração, que após parecer a emitir pela Autoridade de Saúde e pela GNR, poderão ser objeto de alteração, designadamente os horários de encerramento.
A Câmara Municipal decidiu manter a abertura do Cemitério Municipal no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, devendo ser mantidas as regras de segurança definidas pela DGS, nomeadamente o afastamento físico entre pessoas. A Câmara Municipal e as entidades envolvidas continuarão a desenvolver esforços, conjuntamente, para debelar os riscos de infeção.
Tendo em conta esta evolução, reuniu ontem, dia 20 de outubro, a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) que procedeu à validação do espaço de acolhimento municipal Covid 19, criado no antigo Centro de Saúde de Vila Viçosa, onde estão criadas as condições para se efetuar o alojamento de doentes, procurando isolar os casos positivos e mitigar os efeitos desta crise sanitária.
De realçar o elevado empenhamento de todas as entidades que integram a CMEPC – Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Corpo Nacional de Escutas, ANEPC, Autoridade de Saúde Local, Centro de Saúde, Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, Cruz Vermelha Portuguesa, Guarda Nacional Republicana, Instituto de Segurança Social, Forças Armadas, Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa e Cáritas Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, quer na preparação do espaço de acolhimento, quer na participação nas reuniões da Comissão, assim como tomadas de decisão, realçando o espírito de parceria fundamental para a conjugação de esforços no combate à pandemia pelo coronavirus.
A Câmara Municipal reafirma que é fundamental e imperioso que se cumpram e se façam cumprir as regras determinadas com a declaração de “estado de calamidade”, em vigor desde o passado dia 15 de outubro.
Voltamos a apelar a todos os munícipes do concelho para que usem a máscara ou viseira, mantenham o distanciamento físico, higienizem as mãos com sabão ou com desinfetantes, com muita regularidade e cumpram com rigor as normas definidas relativamente à aglomeração de pessoas.