A Unidade Móvel faz rastreio de cancro da mama gratuito está no concelho de Vila Viçosa, na durante a última semana do mês de fevereiro. Atendendo ao fato de que o cancro da mama é o mais frequente na mulher, as autoridades de saúde, bem como a Liga Portuguesa Contra o Cancro, têm vindo a alertar sistematicamente para a importância do rastreio como forma de vigilância.
O programa é dirigido à população feminina residente no concelho, com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos, sendo que as mulheres inscritas no Centro de Saúde serão convocadas por carta para efetuar o rastreio.
A Unidade Móvel desloca-se anualmente ao concelho, mas neste ano de 2014, o local da sua instalação sofreu alterações, encontra-se junto às novas instalações do Centro de Saúde de Vila Viçosa, a razão para tal é apontada à autarquia, questão que a vereadora Ana Cristina Rocha, explica à Rádio Campanário, como “a câmara municipal não possuí os meios necessários para responder às solicitações da coordenadora da Unidade Móvel”.
Perante a questão do transporte das utentes das freguesias à Vila, para a realização do rastreio, a vereadora salienta que “foi apresentado um horário não compatível com aquele que está compromissado para o transporte das crianças, não havendo lugar a ajustamento para que se tornar possível a realização dos transportes num outro horário”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/carrinha%20liga%20portuguesa_25fev14.MP3{/play}
Atualmente em Portugal com uma população feminina de 5 milhões, aparecem 4.500 novos casos de cancro da mama por ano, ou seja 11 novos casos por dia, o autoexame, o exame clínico e a mamografia são meios para um diagnóstico precoce, através do qual mais facilmente, e, na maioria dos casos, mais eficazmente, se poderá tratar o cancro de mama.
Nesse sentido, uma unidade móvel de mamografia da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está junto ao Centro de Saúde de Vila Viçosa até ao final do mês de fevereiro. O serviço gratuito de exame mamográfico digital está disponível até ao final da semana, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.