José Calixto, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), esta que junta as 14 câmaras do distrito de Évora, prestou hoje, dia 23 de março declarações à agência Lusa, onde referiu que 300 mil euros foi o valor total de apoio apontado por parte dos municípios e de alguns municípes, como empresas, para numa primeira fase “socorrer às necessidades muito urgentes e complementares ao que o Governo está a fazer”.
O autarca de Reguengos de Monsaraz disse que do total do montante anteriormente referido, 150 mil euros já foram investidos na aquisição de ventiladores, estes que foram destinados ao Hospital do Espírito Santo de Évora, sendo que referiu a possibilidade de existir uma outra encomenda.
A aquisição de máscaras, luvas, zaragatoas, fatos de proteção, “kits” de testes covid-19, equipamentos e monitores multiparâmetros de cuidados intensivos está também nos planos desta entidade.
A CIMAC após entender a sua utilidade no que diz respeito ao hospital de Évora, bombeiros, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), aos serviços municipalizados e às unidades de cuidados primários realizou um levantamento das necessidades de equipamentos e produtos.
José Calixto contou que após se ter verificado a urgência de apoio com mais ventiladores ao Hospital de Évora (foram adquiridos 6 que estão a vir direcionados da Alemanha) espera-se que os primeiros 3 cheguem durante esta semana.
Carlos Pinto de Sá, vice-presidente da CIMAC revelou que existe a possibilidade de se adquirirem outros equipamentos com o mesmo objetivo que a aquisição de ventiladores.