O Alandroal tem em preparação um projeto de candidatura para o reconhecimento pela UNESCO, das saias alentejanas como Património Cultural e Imaterial da Humanidade.
À Rádio Campanário, a presidente da Câmara Municipal de Alandroal refere que o projeto vem desde o ano passado “com o primeiro encontro das saias alentejanas com vários grupos alentejanos que não vão deixar cair aquilo que é a nossa tradição, o nosso cante enraizado”.
A autarca diz que já falou com várias câmaras e com as câmaras de Redondo, Vila Viçosa, Borba, Elvas e Campo Maior, estamos a trabalhar para apresentarmos uma candidatura com os nossos grupos em conjunto, os grupos que cantam as saias alentejanas, não vamos deixar cair esse trabalho, porque é sempre altura de promovermos as saias alentejanas e de as lembrarmos também”.
Mariana Chilra diz que a candidatura ainda não foi apresentada porque “precisamos de ter um trabalho de base para acompanhar a nossa candidatura, como nem todas as câmaras têm esse trabalho feito, não o podemos apresentar mas temos já ideias das várias linhas de candidatura e continuamos a fazer reuniões”.
A autarca prevê que “durante este ano seja possível a apresentação de uma candidatura “para que os nossos grupos se dinamizem ainda mais e tenham meios para poder cantar as saias”.
“Até ao momento o projeto envolve sete câmaras, mas temos a intenção de convidar mais câmaras, nomeadamente Monforte, Sousel, porque quanto mais forem as câmaras mais efeitos pode vir a dar”.