Depois do concelho de Marvão, o Camião da Esperança parte hoje, dia 30 de abril, para Reguengos de Monsaraz.
Esta é uma iniciativa logística de apoio ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) que vai percorrer várias localidades do interior do País, facilitando o acesso da população às unidades de diagnóstico para o teste à COVID-19.
O Camião da Esperança terá uma equipa técnica composta por 4 médicos, 4 enfermeiros, 2 administrativos e 1 motorista, estimando-se que sejam feitos cerca de 100 testes por dia, entre 18 de abril e 19 de maio, com perspetiva de divulgação de resultados em 48 horas. A expectativa é que o Camião fique de um a três dias em cada localidade, ajustando o percurso para as regiões seguintes em função das necessidades do país”, refere a iniciativa, no seu site.
A operação no terreno será liderada pela Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, que fará a articulação de todos os procedimentos com o Ministério da Saúde através das ARS de cada região, para identificar os focos prioritários, os procedimentos oficiais de rastreamento e posteriores procedimentos. As Câmaras serão depois devidamente contactadas e envolvidas. Só os utentes identificados previamente pelas ARS, nomeadamente pelos Centros de Saúde locais serão encaminhados para o camião.
Esta é uma iniciativa da TVI, Rádio Comercial, Galp e GlobalSport.