Na manhã deste domingo, Évora vestiu-se de rosa, para uma caminhada que percorreu várias ruas da cidade numa iniciativa integrada no mês Outubro Rosa, promovido com o objetivo de sensibilizar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce na luta contra o cancro da mama.
Mais de 1200 pessoas associaram-se a esta causa solidária em Évora, localidade onde a caminhada é sempre das mais participadas.
Organizada pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Grupo de Apoio de Évora e o Movimento Vencer e Viver, a iniciativa contou com o apoio do Município de Évora. Eduarda Pécurto, responsável pelo Movimento, em declarações à RC, no final do evento destacou a “ampla participação” evidenciando a importância da prevenção nesta doença.
Em 2022 foram diagnosticados 9000 casos de cancro da mama. A taxa de mortalidade associada é muito elevada- cerca de 2000- números reveladores da necessidade do diagnóstico precoce pois existindo existem cerca de 95% de hipóteses de cura.
A responsável pelo Movimento Vencer e Viver, que já sentiu na pele o que é ser doente oncológica depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro da mama há 17 anos atrás, considera que a realização desta caminhada rosa significa “a celebração da vida e uma homenagem aos que já partiram, vítimas desta doença.”
De voz embargada, e com os olhos carregados de emoção, a coordenadora do Grupo de Apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Movimento “Vencer e Viver” diz que esta “é uma luta difícil, mas passível de ser vencida” deixando a garantia de que, enquanto for possível, a cidade irá sempre pintar-se em tons de rosa nesta altura do ano.