12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Caminhadas e cultura ‘aliadas’ em novo festival no Alto Alentejo

Caminhadas e visitas a espaços culturais preenchem a primeira edição do Alto Alentejo Art and Walking Festival, que arranca na sexta-feira e vai colocar ‘em festa’ nove municípios do distrito de Portalegre.

O evento, que vai decorrer até ao dia 15 deste mês, é promovido pela empresa SAL – Sistemas de Ar Livre e Hotel Monte Filipe, em Alpalhão, no concelho de Nisa (Portalegre).

A iniciativa visa ‘ligar’ o turismo de natureza ao turismo cultural e promover os percursos pedestres daquele território, bem como fomentar a prática do turismo cultural, com foco nas artes e na literatura.

Os municípios aderentes vão contribuir com atividades, que se realizam ao fim de semana, enquanto, durante a semana, vão ter lugar conferências e aulas abertas no Instituto Politécnico de Portalegre e na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, explicou o coordenador do festival, José Pedro Calheiros, em declarações à agência Lusa.

Dos 15 municípios que compõem o distrito de Portalegre, nove estão envolvidos nesta iniciativa, mais precisamente as câmaras municipais de Avis, Campo Maior, Monforte, Ponte de Sor, Elvas, Sousel, Arronches, Crato e Castelo de Vide.

“São várias as iniciativas, promovidas pelos municípios aderentes, por empresas de animação turística e por unidades de alojamento, numa organização inclusiva”, disse.

O objetivo passa por “focar as atenções no destino Alto Alentejo, como território de turismo de todo o ano, de todos os dias e para todos os públicos”, acrescentou a organização, em comunicado.

“Saímos daquele purismo dos passeios pedestres apenas de natureza e introduzimos a componente do turismo cultural e militar”, realçou José Pedro Calheiros.

Segundo o coordenador, o festival quer contribuir para afirmar o Alentejo como destino de ‘walking’ (caminhadas), mas, ao mesmo tempo, promover “o turismo literário, cultural, um turismo mais elaborado”.

Do programa, constam dois fins de semana com 15 caminhadas e passeios temáticos, decorrendo, durante a semana, várias atividades de capacitação do destino para agentes do setor do turismo e aulas abertas sobre turismo para alunos, em coordenação com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

O evento engloba também duas iniciativas de promoção, uma para operadores turísticos nacionais especializados em caminhadas e outra para jornalistas internacionais, que irão conhecer e divulgar as potencialidades do Alto Alentejo nos meios de comunicação especializados em turismo de natureza.

A ideia original deste festival nasceu do Hotel Monte Filipe, que organizou, em 2018 e 2019, eventos idênticos apenas centrados em Alpalhão, sendo agora aberta a organização a todo o Alto Alentejo, em parceria com a SAL, que dinamiza a marca Portugal Walking Festival.

C/Lusa

Populares