21 maio 2022
Augusta Serrano;
Firmamento da Noite
00:00-04:00

As comemorações dos 357 anos da Batalha das Linhas de Elvas (c/vídeo)

Campanario TV 15 Jan. 2016

Nas comemorações dos 357 anos da Batalha das Linhas de Elvas, conhecida como uma das mais importantes para a restauração portuguesa, assinalada no dia do feriado da cidade, 14 de janeiro, foram realizadas cerimónias militares militarizadas e homenagens aos mortos em combate.

Na manhã nebulosa, de 14 de janeiro de 1659, o exército português rompeu as linhas de cerco espanholas e lutou com determinação pela sua independência, travando  assim a intenção do rei Filipe IV de avançar militarmente para Lisboa e voltar a conquistar Portugal.

 O início das comemorações decorreu, nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras que foi acompanhado pela Banda 14 de Janeiro. De seguida foram colocadas flores no Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e no túmulo do ilustre General André de Albuquerque Riba – Fria, no Convento  de São Francisco.

As  cerimónias militares e militarizadas concentraram-se, no centro histórico da cidade, após uma alocução  sobre a  história da Batalha da Linha de Elvas, interveio o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, bem como o Secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, posteriormente, decorreu o Desfile das Forças em Parada , na Rua da Cadeia.