Desde o dia 21 de julho, o grupo ” Amigos dos BVBeja” está a promover uma campanha para reparar o Veículo Escada 30 (VE30), o único existente na região e que está avariado há alguns meses. A conta solidária “Bombeiros Voluntários de Beja-Autoescada” tem o objectivo de juntar 60 mil euros, o valor da reparação, e com uma semana do início dessa iniciativa, um quinto do montante ja foi arrecadado (12 mil euros).
Como avança o Jornal de Notícias, “Como as entidades oficiais não respondiam aos apelos dos Bombeiros Voluntários de Beja, Bruno Ferreira, ator e comediante, Florival Baioa, historiador e líder do Movimento Beja Merece +, Manuel Conceição “Balito”, reformado e ex-diretor dos bombeiros, e Fernando e Luís Palma, agricultores, decidiram promover a angariação da verba necessária.
Os promotores abriram uma conta na Caixa de Crédito Agrícola Alentejo Sul, em Beja (com o IBAN: PT50 0045 6100 4035 9935 4924 8), onde podem ser depositados os donativos. Ao abrigo da Lei do Mecenato, as instituições e empresas podem usufruir de um benefício fiscal de acordo com o decreto-lei que regula o Estatuto dos benefícios Fiscais.
No passado dia 9 de outubro de 2021, a utilização do VE30 foi decisiva no combate ao incêndio que deflagrou nos silos da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, evitando os operacionais que operavam na autoescada que as chamas se propagassem a outros locais do complexo de secagem de girassol.”
Foto: Lidador Notícias