Vai decorrer durante o mês de julho, de 3 a 28, a Campanha de Escavações Arqueológicas nas Ruínas Romanas de Santa Vitória do Ameixial.
Esta iniciativa está enquadrada no Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia, SVA_ETZ Programa de Valorização e Investigação Arqueológico apresentado à DGPC e, vai contar com outras atividades que estejam associadas a este projeto, tais como, saídas de campo para a realização de prospeções arqueológicas no âmbito do projeto “A Carta Arqueológica do Concelho de Estremoz”.
A campanha de escavação vai estar dividida em dois turnos de duas semanas cada, sendo a primeira de 3 a 14 de julho e, a segunda de 17 a 28 de julho, esta campanha tem como público-alvo, voluntários locais, alunos universitários do país e do estrangeiro e, profissionais da área. Cada turno terá um limite máximo de 5 pessoas inscritas.
Esta é uma organização conjunta do Departamento de História da Universidade de Évora e da Câmara Municipal de Estremoz, que pretende contribuir para um melhor conhecimento deste local arqueológico num ambiente de aprendizagem e de partilha de conhecimentos.
O Município de Estremoz é, desde junho de 2021, a instituição com competências direcionadas às ruínas de Santa Vitória do Ameixial, tendo assim, o dever de preservar e valorizar as memórias materiais, físicas e imateriais, que estejam relacionados com o local arqueológico e com os trabalho que aí sejam realizados, tendo como principal foco, potenciar o valor patrimonial da vila de Santa Vitória do Ameixial que tem todas as condições para se tornar novamente um local de referência a nível regional e nacional.
Pode inscrever-se através da seguinte ficha de inscrição: https://radiocampanario.com/novo/wp-content/uploads/2023/05/ficha-de-inscricao-35.pdf
Fonte: Município de Estremoz