O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, o Presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, e representantes do Instituto Politécnico de Portalegre e da Universidade Nova de Lisboa estiveram hoje em Campo Maior acompanhados pelo Presidente do Município, Luís Rosinha, e o Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo.
A comitiva visitou as obras do futuro Centro de Inteligência Competitiva tendo em vista a possibilidade de este equipamento se poder tornar um pólo do InnovPlantProtect CoLAB.
Desta forma, através da ciência dos dados e da inteligência artificial, poderá ser criado um centro de análise genómica, vocacionado para o conceito abrangente de “Uma Só Saúde” (One Health) no contexto das fileiras agro-alimentares.
O Centro de Inteligência Competitiva, é um projeto de I&I à escala do Alentejo, centrado na valorização do conhecimento, pelos dados, e a sua transferência para a atividade económica e empresarial, dos setores e fileiras dos recursos endógenos, com vista ao desenvolvimento tecnológico das empresas, à sua internacionalização e à promoção da competitividade nos mercados nacionais e internacionais.
Através da análise e gestão de informação e da ciência dos dados, pretende-se de forma analítica, criar uma vantagem competitiva, em falta, no que concerne às previsões da procura e perfil dos mercados, consubstanciando-se em conhecimento. Este conhecimento é transferido para as empresas, processando-se no desenvolvimento tecnológico dos seus produtos e serviços, adaptando-os a novos padrões de procura e tendências de mercado, seja por exemplo uma nova embalagem, uma utilização diferenciadora do produto ou até uma nova solução de armazenagem.
Informação e fotografias – CM Campo Maior (Facebook)