Depois de nove dias e de cerca de 700 mil visitantes, chegou ao fim este domingo (30 de Agosto) mais uma edição das Festas do Povo em Campo Maior, no distrito de Portalegre.
Este último dia das Festas do Povo contou com a visita do Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, que presidiu à cerimónia de encerramento, que decorreu no Salão Nobre dos Passos do Concelho.
Pedro Passos Coelho, no discurso que proferiu disse que apoia a candidatura das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial da Unesco, afirmando mesmo que “estamos a apoiar essa candidatura e tudo faremos, do que está ao nosso alcance, para que ela seja bem-sucedida”, dando ainda ênfase ao novo modelo de sustentabilidade das mesmas.
Já em declarações à Rádio Campanário o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, fez um balanço positivo destas Festas do Povo, adiantando que o numero de visitantes chegou praticamente aos 700 mil. Destacando ainda a construção do museu das Festas, que se “encontra em fase de projeto e que irá aliar a tradição às novas tecnologias, irá proporcionar aos visitantes uma experiência única”.
Recordamos que a realização das Festas do Povo consiste na decoração das ruas de Campo Maior, sobretudo o Centro Histórico, com flores de papel e outros objetos em cartão e papel, feitos pela população. É uma celebração que, por tradição, só acontece quando o povo quer, pois a sua realização depende do voluntariado e da força de vontade dos campomaiorenses. A preparação é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da “enramação”.
Fique de seguida com algumas imagens do encerramento: