Com cinco áreas temáticas, será esta sexta-feira (28 de Março) inaugurado em Campo Maior, o Centro de Ciência do Café, que terá como objetivo por proporcionar, a quem o visita, uma viagem interativa ao mundo do Café.
Com uma área total de 3426 m2, este novo centro tem por missão a constituição de um grande centro nacional e internacional de difusão da cultura científica, tecnológica e social do café, contribuindo para inspirar e motivar os cidadãos para o conhecimento científico, para o empreendedorismo e para as novas formas de aprendizagem.
O complexo agora inaugurado dá a conhecer todo o caminho percorrido pelo café até chegar ao consumidor.
Os primeiros mitos que envolvem o café, às naus portuguesas ou até à época do contrabando entre Portugal e Espanha. No final o visitante fica a perceber porque é o café uma bebida consumida em todo o Mundo, e como este influenciou as artes e a literatura.
Como já referimos, este complexo está dividido em cinco áreas:
Área 1: Da Planta ao Grão – Onde nasce e como cresce. Qual é a sua natureza e em que ambientes ganha forma e sabores.
Área 2: A Palavra Café – Qual é a sua origem e que sentidos e estímulos nos oferece?
Área 3: História do Café (Oriente, Europa, América e Portugal) – Quem teve a sorte de beber o primeiro café? E porquê e onde nasceu? Essas respostas têm uma boa história.
Área 4: A Transformação do Café – Da terra até à sua casa, restaurante ou escritório. Como se processa, da apanha à selecção, da torra à arte de saborear.
Área 5: O Consumo do Café – Sabia que o café é consumido em todo o Mundo, e que todo o Mundo o bebe de maneira diferente?
Está aberto ao público de terça-feira a sábado das 10h00 às 17h00, entre o dia 01 de Outubro e 14 de Fevereiro (horário de inverno), e das 10h00 às 18h00 entre o dia 15 de Fevereiro e 30 de Setembro (horário de verão). Encerra ao Domingo, à segunda-feira e nos feriados. Nos Domingos e nos feriados poderão ser aceites visitas, mediante pré-reserva, com o mínimo de 48 horas de antecedência, no horário das 10h00 às 14h00.