O campomaiorense Luís Maia apresentou no dia 24 de julho o seu primeiro livro, “Filhos da Madrugada”, numa cerimónia no Jardim do Palácio do Visconde d’Olivã.
A cerimónia teve vários momentos musicais, com Olinda Moriano e Alexandre Gomes, e representações teatrais de excertos do livro, e contou com a participação, para além do autor, do Presidente do Município, João Muacho, de João Manuel Nabeiro, que escreveu o prefácio do livro, de Paulo Costa, professor que participou na revisão do texto, e de Amélia Vadillo, da Filigrana Editora, conforme divulgado nas redes sociais do município.
Marcaram ainda presença os Vereadores Luís Rosinha e Vanda Alegria e os Presidentes das Juntas de Freguesia de Degolados e S. João Baptista, Florival Cirilo e Miguel Tavares, respetivamente.
O livro, com ilustrações de José Marchã, conta a aventura de um grupo de amigos que, como tantas outras crianças, estavam sedentos de descoberta, até ao dia em que surge uma que acabará por marcar a sua infância e as suas vidas. Já adultos, uma nova descoberta traz à tona as memórias do passado. Uma história de contrabandistas que não têm outra alternativa para alimentar as suas famílias, apesar dos perigos da raia com a fuga dos refugiados no final da guerra civil de Espanha.
Fotografias: Joaquim Candeias