O CAMPUS – Escola de Arqueologia já arrancou e vai prolongar-se até dia 21 de outubro de 2022, em Santa Vitória do Ameixial, Estremoz.
Esta formação dirige-se preferencialmente a estudantes e profissionais com formação nas áreas da Arqueologia.
Trata-se de uma iniciativa que resulta da colaboração entre a Universidade de Évora (UÉ) e o Instituto de Arqueologia de Mérida (IAM).
O CAMPUS – Escola de Arqueologia em Santa Vitória do Ameixial integra-se no âmbito do Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia (PIPA), SVA_ETZ Ruínas Romanas de Santa Vitória do Ameixial (Estremoz) – Programa de Valorização e Investigação Arqueológica apresentado à DGPC com parecer favorável e aprovação emitida a 3 de agosto de 2022.
A participação no CAMPUS permite aos participantes a possibilidade de potenciar as suas competências científicas e profissionais nomeadamente no registo e informação em arqueologia e a sua prática em campo, desde o desenho de campo, à aplicação da Geofísica em Arqueologia e às novas tecnologias aplicadas ao património cultural. Para o efeito serão organizadas atividades nas diversas áreas, com uma forte componente prática.
Estão disponíveis 10 vagas, sendo que os participantes usufruirão de alojamento e alimentação. As atividades práticas serão realizadas no sítio da Villa Romana de Santa Vitória do Ameixial e as teóricas no auditório da Biblioteca Municipal de Estremoz. Todas as atividades previstas no programa são obrigatórias, sendo que no fim da iniciativa será emitido um certificado de participação.