A pandemia volta a cancelar a Romaria a Cavalo entre Moita (Setúbal) e Viana do Alentejo (Évora), que deveria realizar-se entre 22 e 26 de abril, anunciou hoje a organização.
Contactada pela agência Lusa, fonte da Câmara de Viana do Alentejo confirmou o cancelamento desta XX edição do evento.
Na página do município alentejano na rede social Facebook, a comissão organizadora, que junta as câmaras municipais da Moita e de Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo, também informa hoje que o evento foi cancelado.
“De acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde e no âmbito da prevenção da Covid-19, informamos que foi cancelada a realização da XX Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo”, pode ler-se.
A romaria a cavalo realiza-se todos os anos e conta, habitualmente, com centenas de participantes oriundos de diversos pontos do país e até do estrangeiro.
Retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, a iniciativa “alia o profano ao sagrado”.
Este ano, os participantes deveriam partir da Moita, no dia 22, e percorrer cerca de 150 quilómetros, a cavalo ou em charrete ou carroça, pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, até chegarem, no dia 25, a Viana do Alentejo, onde decorreriam, até ao dia seguinte, iniciativas religiosas e recreativas junto ao Santuário de Nossa Senhora D´Aires.
A romaria recupera uma antiga tradição de caráter religioso existente na vila da Moita, quando “os lavradores se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D´Aires”, em Viana do Alentejo, para “pedirem proteção e boas colheitas”, de acordo com o município alentejano.