O Cante Alentejano foi classificado como Património Imaterial da Unesco em 2014.
Assinalam-se, por isso, este ano os dez anos desta conquista. Numa candidatura que deu entrada em 2013 no Comité Internacional da Unesco e que foi considerada como exemplar, valendo-lhe o título, o Cante Alentejo foi distinguido pela sua riqueza histórica e cultura, verdadeira identidade da Região Alentejo.
Dez anos após a sua classificação, o Cante Alentejano continua aunir agentes do território, no sentido da sua preservação e salvaguarda.
Para assinalar os dez anos da sua classificação, os Municípios do Alentejo e a Entidade regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, estão já a trabalhar em conjunto para a organização das comemorações.
Autarcas e Turismo do Alentejo reuniram-se recentemente em Beja , por iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo,para começarem a articular-se, do ponto de vista da divulgação de eventos que envolvam o Cante, por ocasião da celebração do 10.⁰ aniversário deste Património Imaterial.
Este é um momento em que o trabalho em rede faz todo o sentido para que, juntos, se consiga promover esta verdadeira “riqueza” do Alentejo , promovendo escala, dimensão e, consequentemente, maior projeção interna e externa do território.