Comemorando o facto do Cante ter sido elevado a Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, em novembro de 2014, no próximo sábado, dia 13, a partir das 20h, terá lugar a exposição sobre o Cante Alentejano, no Armazém 8 – Casa das Artes, em Évora.
Intitulada “Memória Cantada”, esta exposição com fotografias de Rafael G. Antunes, mostra uma forma de cante polifónico usual no trabalho agrícola entre homens e mulheres. No seguimento da mesma, o grupo de Serpa, Os Alentejanos, irá também tocar algumas modas tradicionais alentejanas.
Nesta série de retratos, Rafael G. Antunes propõe o rosto como definidor de um espaço de ação imagética e emotiva, que apela à contemplação do observador, propondo-lhe a sua própria construção narrativa, e, simultaneamente, convidando-o a dar uma interpretação psicológica a cada indivíduo representado.
Rafael G. Antunes é em Fotografia pelo IADE (Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação) em 1999, cursou, em 2003/04 e 2005/06, Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Ao longo dos últimos 16 anos frequentou inúmeros cursos no Cenjor (Formação Profissional para Jornalistas).