12.6 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Cantou-se o fado na Casa do Povo da Orada ao mesmo tempo que esteve em exposição “O Ciclo do Pão” e os “Bonecos da Orada” (c/som e fotos)

A Casa do Povo de Orada foi o local escolhido para uma Noite de Fados à luz da vela e com o típico caldo verde e linguiça assada.

Foram vários os fadistas que subiram ao palco para interpretar o Fado, género musical classificado de Património Imaterial da Humanidade.

Joana Rato, José Leal, João Catarino, João Caldeira, Maritina, Francisco Valentim, Humberto Quina, foram alguns dos fadistas presentes que ao som da guitarra portuguesa de José Sousa, a viola de José Geadas e o baixo de Joaquim Espiga proporcionaram uma noite memorável.

Foi também ao longo deste fim de semana que esteve patente a exposição “O Ciclo do Pão”, uma exposição de fotografia e utensílios ligados ao trabalho agrícola das searas e fabrico do pão e integrado no projeto “Recordar e Reviver”, “Vamos conversar sobre os “Bonecos da Orada”, o Teatro de Marionetas, do “Ti Sandes” que muitos ainda recordam com saudade e entusiasmo.

A Rádio Campanário acompanhou a iniciativa tendo registado alguns dos melhores momentos.

Em declarações a esta Estação Emissora Paulo Laranja mostrou-se muito satisfeito com “a casa cheia”, dizendo, “é um orgulho em dois dias esgotarmos a sala”, salientando que “ao fazermos estes certames queremos que as coisas não morram, queremos transmitir esta cultura de um povo, para que as tradições não se percam”, avançando que a exposição vai estar patente em Borba no Celeiro da Cultura, “vai estar patente durante a Festa da Vinha e do Vinho”.

{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Orada%20Mosta%20do%20pao3nov14.MP3{/play}

Populares