A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) juntamente com o Sindicato da Agricultura, Floresta, Pesca, Turismo, Industria Alimentar, Bebidas e Afins (SETAAB), revelaram no site ofical do CAP, que chegaram a acordo acerca da tabela salarial para o setor da agricultura de 2022 que prevê um mínimo de 705 euros para os trabalhadores do continente.
No seu site ofical pode ler-se: ” Após negociações prolongadas, a CAP chegou hoje, dia 20 de abril de 2022, a acordo com o SETAAB – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Agricultura, Floresta, Pesca, Turismo, Indústria Alimentar, Bebidas e Afins, para atualização do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) publicado em 2021.”
Assim o valor minimo atribuido aos trabalhadores de Portugal Continental é de 705, 00 euros e será atribuido às categorias de estagiário, ajudante de armazém, jardineiro, trabalhador de limpeza, avícola ou agrícola e calibrador de ovos.
Rececionistas, Telefonistas, Operador(a) de Armazém, Vendedor(a) e Motoristas irão receber 715, 00 euros.
O próximo nível de vencimento é o de 760, 00 euros e engloba as categorias de adegueiro, encarregado de armazém, operador agrícola, florestal, pecuário, apícola, de rega, jardinagem e espaços verdes ou de máquinas agrícolas, motosserrista, assistente administrativo, tratador/desbastador de equinos, tratador de animais em cativeiro, aplicador de produtos fitofarmacêuticos e de adubos e pastor.
No segundo nível mais alto estão englobados os técnicos de produção agropecuária, de máquinas florestais, vitivinícola, de recursos florestais e ambientais, de jardinagem e espaços verdes, gestão equina, qualidade, administrativo ou de manutenção e encarregados de exploração que deverão auferir 808, 00 euros.
E por fim os Técnicos(as) Superiores com 836, 00 euros mensais.
No setor agrícola o vencimento por hora com proporcionais (férias e subsídio de férias e de Natal), nas categorias nível três, quatro e cinco passou agora para 6,50 euros, 5,80 euros e 5,37 euros, respetivamente.
Já o vencimento diário com proporcionais é de 52 euros em nível três, 42,40 euros em nível quatro e 42,96 euros em nível cinco.
Ainda segundo o mesmo documento o subsidio de refeição representa um valor de 4,60 euros e as diuturnidades mantém-se em 9,25 euros.
O documento resalva ainda que estes valores “terão aplicação desde 01 de março.”
Fonte: Site Oficial da CAP
Veja a tabela e todos os valores aqui.