Foi inaugurada na passada sexta-feira, 30 de Junho, no Castelo de Vila Viçosa uma exposição sobre a Capela de Nossa Senhora dos Remédios pela Fundação da Casa de Bragança.
Demolida em 1940 para dar lugar a uma entrada pedonal através da muralha do Castelo para o adro do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, o que restava da Capela foi guardado, restaurado e agora exposto pela Fundação da Casa de Bragança.
A Rádio Campanário acompanhou a inauguração da exposição e falou com Alberto Ramalheira, Presidente do Conselho Administrativo da Fundação da Casa de Bragança, que começou por referir a “alegria” em poder por á disposição “esta riqueza de painéis de azulejos”.
“Conservaram-se os azulejos, o retábulo e outras peças” diz o presidente, ao qual acrescenta que foram alvo de “recuperação, tratamento e de exposição”.
A imagem do Nossa Senhora dos Remédios “foi mantida em bom estado”, segundo Alberto Ramalheira, caracterizando-a como uma imagem “simples, singela mas muito bonita” e que pode ser vista nesta mesma exposição.
Para o presidente “são sinais de toda uma história desta terra, que agora é possível reconstituir”, relembrando a Capela. Alberto Ramalheira destaca ainda os azulejos, ao qual relembra “que eram paredes com uma grande dimensão” e refere que a restante parte dos mesmo será recuperada numa “2ª fase”.
{gallery}vv_castelo_Ns_Remedios{/gallery}